Um dos maiores desafios da Educação no século XXI é saber gerir a transmissão de conhecimentos de uma forma eficaz e adaptada à civilização atual.
Importa conceber a Educação como um todo, ela é a base das competências do futuro.
“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de
um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo
tempo, a bússola que permite navegar através dele"
(DELORS, 2008)
Segundo Jacques Delors, a Educação deve organizar-se em torno de 4 aprendizagens fundamentais que ao longo da vida serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento. Estes pilares assentam no aprender a conhecer, a fazer, a conviver e aprender a ser.
APRENDER A CONHECER significa o despertar, o interesse e a abertura de cada um de nós para obter conhecimento e afastarmo-nos daquilo que é a ignorância; APRENDER A FAZER leva-nos a saber aplicar os conhecimentos que obtivemos das aprendizagens anteriores em situações e ações do nosso quotidiano; APRENDER A CONVIVER implica descobrir o "outro", é saber conviver com o "outro", é aceitá-lo e compreender as suas diferenças e limitações. É aprendermos a ser tolerantes, a participar e a cooperar . É, sobretudo, aprender a saber respeitar o próximo e APRENDER A SER está relacionado com o desenvolvimento do indivíduo, com a sua autonomia, com as suas responsabilidades, sensibilidades e espírito crítico. É a valorização e aperfeiçoamento das potencialidades para o despertar autónomo de cada um de nós.
Estes pilares fundamentais permitem-nos a liberdade e o desenvolver de todas as nossas potencialidades, tanto quanto possível, para que cada indivíduo possa ser sempre o dono do seu próprio destino.
novembro 2020,
Professora Inês Fernandes
Comments